quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Resenha Jane Jacobs

                  De acordo com Jane Jacobs:
       As ruas e calçadas oferecem vários usos que são relacionados à circulação. As grandes cidades possuem milhares de pessoas, cheias de desconhecidos. Essas cidades urbanizadas estão cercadas da criminalidade e faz da vida da população um grande medo, uma insegurança. Por trás da delinquência e da criminalidade estão grandes problemas sociais. 
       Para a paz, a ordem pública, a polícia apenas nao é o suficiente. Para garantir a segurança são necessários olhos que vigiam os acontecimentos, vigiam as ruas, ou seja, ruas movimentadas. Estabelecimentos que ficam abertos durante a noite e espaços públicos que ofereçam movimentação.
      ´´ Frank Havey, diretor da União do North End , associação comunitária local, afirma: ´´Moro no North End há 28 anos, e em todo esse tempo não ouvi falar de um só caso de estupro, roubo, abuso de criança ou outro crime urbano desse tipo. Se tivesse havido algum, eu teria sabido mesmo que os jornais não tivessem publicado.`` Meia dúzia de vezes, nas três últimas décadas, diz Havey, supostos molestadores tentaram seduzir uma criança ou, altas horas da noite, atacar uma mulher. Em todos os casos, a tentativa foi frustada por transeuntes, pessoas nas janelas e comerciantes.``
        Este trecho evidencia o fato de ruas movimentadas garantir a segurança, que agregam três características principais:
1- Separação entre púplico e privado.
2- Existir olhos para a rua.
3- A calçada deve ter usuários transitando ininterruptamente.

      Eu concordo com Jacobs. Quando transito a noite, voltando da faculdade para casa, tenho medo quando passo por lugares mais desertos, e nos espaços abertos, movimentados fico mais tranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário